☰ MENU



MPF/RJ promove audiência pública sobre turismo e valorização da cultura negra em fazendas de Vassouras (RJ)

Turismo e Valorização da Cultura Negra




MPF/RJ promove audiência pública sobre turismo e valorização da cultura negra em fazendas de Vassouras (RJ) | Jornal Serra News
MPF/RJ promove audiência pública sobre turismo e valorização da cultura negra em fazendas de Vassouras (RJ)
Foto : internet

15/05/2017 11:31
Em Vassouras | Cliques: 6531 | Secao: noticias


Reunião contará com autoridades públicas, entidades particulares, movimentos sociais e demais cidadãos

O Ministério Público Federal em Volta Redonda (MPF/RJ) realizará no dia 23/05, às 10h, na Câmara dos Vereadores de Vassouras, a audiência pública “Combate ao racismo no turismo das fazendas do Vale do Café e formas de reparação”. O objetivo é promover o debate entre o MPF, autoridades públicas, entidades particulares, movimentos sociais e demais cidadãos sobre o tema, e o evento terá como coordenador o procurador da República Julio José Araujo Junior.

A participação na audiência pública será garantida mediante inscrição prévia através dos e-mails prrj-mpfemmovimento@prrj.mpf.gov.br / prrj-gab-jaraujo@mpf.mp.br, ou do telefone (24) 3344-8817, de acordo com a capacidade física do local, informando-se, no ato de inscrição: nome completo, entidade ou órgão público eventualmente vinculados e se deseja manifestar-se oralmente nos debates.

O MPF levou em consideração alguns fatos para convocar a reunião, como o caso da Fazenda Santa Eufrásia, localizada no município de Vassouras e tombada pelo Iphan em 1970, fazendo parte do ciclo do café no século XIX e possuindo importância história, cultural e paisagística. Recentemente, teve-se notícia de que, na Fazenda, pessoas negras vestidas como escravas serviam aos turistas que visitavam o local, os quais eram recebidos pela proprietária . No último dia 2, o MPF celebrou o termo de ajustamento de conduta (TAC), na Fazenda Santa Eufrásia, para pôr fim a encenação sobre a “escravidão” para turistas, bem como medidas reparatórias que serão adotadas para que o local receba o selo “Fazenda sem Racismo”. O TAC estabelece uma outra forma de turismo de memória na região de Vassouras, contemplando a contribuição do povo negro e de sua cultura.


 Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República no Rio de Janeiro




































Fale Conosco - Miguel Pereira-RJ - (24) 98111-0534 | falecom@jornalserranews.com.br


2024 - Jornal Serra News OnLine
Noticias diariamente de Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Valença e Três Rios

DESENVOLVIDO POR :
www.riobrasil.net - www.riobrasil.com.br -