VACINAÇÃO FEBRE AMARELA



VACINAÇÃO FEBRE AMARELA

Foto :


Data : 16/02/2017 16:06
Cidade:Volta Redonda
Cliques : 1623
Secao:noticias

Moradores que vão viajar para áreas endêmicas não estão conseguindo se vacina

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação ao município de Volta Redonda e à Secretaria de Saúde da cidade para que elaborem um


plano de atendimento à população que deseja receber a vacina de febre amarela. No documento, o MPF solicita que os órgãos estabeleçam critérios de atendimento, observando situações prioritárias e endêmicas, com ampla publicidade e transparência, e sempre buscando a universalização do acesso.

 
A medida é fruto da enorme procura pela vacina por parte de pessoas não enquadradas no perfil epidemiológico estabelecido pelo Ministério da Saúde - aquelas que forem às chamadas “Áreas Com Recomendação da Vacina (ACRV)”, que compreende as regiões Norte e Centro-Oeste, parte dos estados da região Sul e do Maranhão, da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo -, o que estaria resultando na inacessibilidade das pessoas do critério estabelecido ou que irão a locais em que a doença é endêmica.
 
A recomendação do MPF relata o caso de uma moradora de Volta Redonda que irá prestar concurso público em Manaus (AM), onde a febre amarela é considerada endêmica. Ela não conseguiu ter acesso à vacinação devido à grande quantidade de pessoas, as quais não estariam expostas ao risco, mas têm lotado os postos de saúde. Os casos de morte por febre amarela recentemente ocorridos nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e em parte da região Nordeste estão sendo amplamente noticiados pela mídia.
 
Questionado sobre o fato, o município de Volta Redonda informou, por meio de sua Secretária Municipal de Saúde, ter adotado medidas de racionalização das 350 doses mensais de vacinas contra febre amarela recebidas exclusivamente da Secretaria Estadual de Saúde.
 
O procurador da República Julio José Araujo Junior, responsável pela recomendação, oficiou o prazo de 15 dias para que o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, e a Secretaria de Saúde se manifestem sobre o acatamento da recomendação.

Fonte: 
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro



GALERIA DE FOTOS
















Rua Dr. Osório de Almeida, 52 Governador Portela - Miguel Pereira-RJ (24) 2484-6155 | (24) 98111-0534 | falecom@jornalserranews.com.br


© Copyright 2017 | Jornal Serra News OnLine

DESENVOLVIDO POR :
www.riobrasil.net - www.riobrasil.com.br -