☰ MENU



Grupo ETAPA: 40 anos de teatro em Paty

O prefeito Rachid e a secretária de Educação Amine Elmor parabenizam o teatro patiense




Grupo ETAPA: 40 anos de teatro em Paty | Jornal Serra News

15/12/2014 12:26
Em Paty do Alferes | Cliques: 5333 | Secao: noticias


O grupo de teatro de Paty do Alferes, ETAPA, está comemorando 40 anos de atividades, marcados pela estreia da primeira peça teatral apresentada no Pavilhão da Igreja Matriz, Nossa Senhora da Conceição, em 10 de novembro de 1974.

O espetáculo “O renascer para a vida”, de autoria do saudoso Moacir Elias de França, mais conhecido como Moacir Baiano, deu início ao grupo que tem um histórico de grandes espetáculos encenados e vários prêmios conquistados, sendo quase que sinônimo de cultura cênica da cidade e uma âncora de sustentação da Aldeia de Arcozelo, a maior referência de cultura da região, idealizada pelo saudoso Paschoal Carlos Magno.

“O Grupo Etapa é um patrimônio municipal e um orgulho para nossa cidade. 40 anos de arte é realmente motivo para festejar. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história”, disse o prefeito Rachid Elmor, enfatizando o trabalho de cada ator ou atriz na trajetória de um grupo conceituado e reconhecido no meio artístico. A secretária de Educação Amine parabeniza e destaca a importância do grupo na cultura do município. “Do Etapa já tivemos secretários e diretores que muito contribuíram para o município, dentre eles, o Marcelo Mourão, atual secretário de Cultura que é um baluarte das artes cênicas”.

Comemorando os 40 anos, o grupo apresentou “A Ópera do Malandro”, resultado de uma oficina de reciclagem interna. A temporada, apesar de três dias apenas, foi um sucesso. Na sexta-feira, 28 de novembro, estreiou a peça “Cadeiras Vazias”, direção de Samuel Costa, com Margaret Teixeira e Maria Angélica, no Centro Cultural Maestro José Figueira. O espetáculo vai até 14 de dezembro, sempre as 21 horas.

Hoje, o Grupo ETAPA é liderado pelo cantor, ator, autor e diretor Marcelo Basbus Mourão, que é advogado e primeiro e atual secretário de Cultura do município de Paty do Alferes.

Moacir Baiano

Moacir Elias de França, ou simplesmente Moacir Baiano, como era mais conhecido, nasceu no estado da Paraíba e foi o maior expoente das artes em Paty do Alferes. Ganhou maior destaque nas artes plásticas, mas foi sambista, carnavalesco, boêmio, poeta, compositor e autor teatral. Onde há emoção tem alguém fazendo arte e de Moacir Baiano pode-se dizer que ele fazia arte em tudo. Entre outros filhos, Moacir Baiano é pai do jornalista Marlos França, fundador e diretor do jornal Tribuna do Interior.




































Fale Conosco - Miguel Pereira-RJ - (24) 98111-0534 | falecom@jornalserranews.com.br


2024 - Jornal Serra News OnLine
Noticias diariamente de Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Valença e Três Rios

DESENVOLVIDO POR :
www.riobrasil.net - www.riobrasil.com.br -